Bahia: 6 praias para conhecer em Porto Seguro – Viagem e Turismo
Praias badaladas com muito burburinho ou tranquilas para um dia de paz; com águas esverdeadas ou azuis; com faixas finas ou largas de areia; com ondas fortes ou mar piscininha — é só pedir que Porto Seguro, na Bahia, entrega.
A variedade de praias espelha os diferentes públicos: casais, famílias e turmas de formandos. Além das belezas naturais, Porto Seguro oferece animação com shows de axé e aulas de dança em megabarracas pé na areia, que, de tão populares, emprestam seus nomes às praias, como a barraca Tôa Tôa que denomina o trecho entre Mundaí e Taperapuã.
A seguir, você confere uma lista das principais praias, todas com águas próprias para banho, ordenadas de acordo com a distância do centro da cidade no sentido norte. Na sequência, veja dicas de como chegar, como circular entre as praias e quando ir.
Com uma fina faixa de areia e muita tranquilidade, a Praia de Curuípe é a melhor pedida perto do Centro de Porto Seguro, a três quilômetros de distância. As águas são cercadas por barreiras de corais, o que acalma as ondas e forma piscinas naturais quando a maré está baixa.
O mar costuma ser turquesa, mas a proximidade com a foz do Rio Bunharém pode deixá-lo turvo. Mesmo assim, o banho e o mergulho são liberados. Acima da areia, há um gramado que também convida a sentar e apreciar a paisagem. O calçadão na orla é outra opção, muito buscado para caminhadas e passeios de bicicleta.
A cabana Manito Praia se destaca entre as opções de alimentação. O cardápio inclui anéis de lula, iscas de peixe e casquinhas de siri.
No horizonte da Praia de Curuípe aparece uma das principais atrações de Porto Seguro: a Passarela do Descobrimento, antiga Passarela do Álcool, em um charmoso trecho do calçadão da Avenida Portugal, no centro. Por lá, conforme a noite avança, a muvuca aumenta. É o point para encontrar bares, restaurantes, barracas de comida, artesanato e, claro, drinks – a bebida típica é o “capeta”, que mistura vodka, guaraná e leite condensado.
Uma publicação compartilhada por Manito Praia (@manitopraia)
A quatro quilômetros do centro de Porto Seguro, a Praia de Itacimirim é uma continuação mais deserta da faixa de areia com coqueiros da Praia de Curuípe.
Aqui, as ondas também são fracas e de água morna. O curso doce do Rio Bunharém ainda influencia a cor do mar: em dias chuvosos está esverdeado, mas perto da orla é comum que esteja cristalino e apresente uma visão límpida dos corais. Quando a maré está baixa, é possível caminhar sobre eles.
Há pouca infraestrutura e a barraca do Porto Seguro Praia Resort, exclusiva para os hóspedes, é a única em toda a faixa de areia da praia, que tem um quilômetro de extensão.
Uma publicação compartilhada por Porto Seguro Praia Resort All Inclusive (@pspresort)
A badalada Praia de Mundaí está a cinco quilômetros do centro. Do estacionamento até a orla, um deck guia o caminho. As águas são azuis, cristalinas e pouco agitadas, mas em períodos de chuva, o mar pode ficar bravo.
O começo da praia já tem quiosques, mas com menos agito. Nesse trecho, as cadeiras de descanso dividem espaço com as mesas e guarda-sóis das barracas, como as famosas Gallo Praia e Colher de Pau (aberto também na Passarela do Descobrimento e na Praia de Taperapuã).
A Jamaica Beach embala os praieiros ao som de reggae, jazz, blues e salsa. Já o cardápio mistura receitas baianas, portuguesas e jamaicanas. Caminhando para o fim, as coisas ficam mais animadas no encontro com Taperapuã.
Uma publicação compartilhada por Gallo Praia (@gallopraia)
Aglomeração e burburinho caracterizam a Praia de Taperapuã, a seis quilômetros do centro de Porto Seguro. Por aqui, há grande concentração de hotéis e “barracas-baladas”. Na divisa com a Praia de Mundaí, quem faz sucesso é a Tôa Tôa com seus luaus, pratos caprichados de frutos do mar, música ao vivo e aulas de dança.
Um pouco mais para frente, outro point é o Axé Moi, que já deixa claro qual é a trilha sonora do quiosque. Aulas de dança, shows e luaus também ocorrem na superestrutura de barracas, palcos e lanchonete.
As megabarracas são tão badaladas que Taperapuã é apelidada de Praia de Tôa Tôa ou Praia do Axé Moi. E se o público é animado, o mesmo não pode ser dito do mar, que é calmo em tons de verde e azul, muito convidativo para um mergulho.
Uma publicação compartilhada por Toa Toa – Porto Seguro (@toatoaba)
A Praia de Ponta Grande, a 9,5 km do centro, faz divisa com Taperapuã na barra do Rio dos Mangues. A orla está pertinho da pista e o mar parece estar a um palmo de distância.
É preciso descer um barranco com pedras para acessá-la. Por ter pouca estrutura comercial e badalação, é mais um refúgio de moradores do que uma praia buscada por turistas.
Sendo assim, a areia amarelada e as águas mornas e transparentes se tornam um oásis de tranquilidade. Há um banco de areia em que você pode caminhar mar adentro e, por aqui, piscinas naturais também são formadas quando a maré está baixa.
A praia fica de frente para o Parque Natural do Recife de Fora — uma barreira de corais cercada por mar e areia a 1,34 km da costa de Porto. Apesar disso, as visitas em escunas não partem de lá, mas sim do Píer Municipal, na Passarela do Descobrimento.
Há “Piscinas de Visitação” e pontos de mergulho autônomo para explorar a biodiversidade. O passeio é feito com empresas de turismo ecológico que asseguram a preservação e conservação do ambiente. Confira aqui.
No Mutá, a mais distante do centro de Porto Seguro (são 13 km), a boa infraestrutura não impede o sossego.
De frente para o hotel La Torre, a cabana Gino Praia serve massas frescas e peixes com preparações mediterrâneas. O deck com redes da Hibisco Praia serve petiscos, peixes e moquecas. Os frutos do mar também fazem parte do cardápio da Macuco Ecológico, que prepara filés marinados no vinho e paellas.
A enseada tem águas calmas e inclui piscinas naturais quando a maré está baixa. Apesar disso, é preciso prestar atenção, porque algumas regiões do mar têm águas vivas. A faixa de areia clara e estreita é dividida entre com a Praia de Coroa Vermelha, já na cidade de Santa Cruz de Cabrália.
Uma publicação compartilhada por Macuco Ecológico (@macucoportoseguro)
Porto Seguro está no litoral sul baiano, a 700 km de Salvador. A cidade é formada por cinco distritos: Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Caraíva e Vale Verde, todas com a vegetação da Mata Atlântica.
O Aeroporto de Porto Seguro recebe voos de muitas capitais do Brasil e está a dois quilômetros do Centro Histórico. Para chegar de carro, a partir do sul ou do norte, pegue a BR-101 e, em Eunápolis, entre na BR-367 e rode mais 64 km para chegar.
Em Porto Seguro, a chuva começa a dar as caras entre março e maio. Nos demais meses, o sol é presença constante. A muvuca tem seu pico no verão, mas em julho e outubro, quando os grupos de estudantes chegam, o movimento também é grande. Em setembro e novembro, a badalação cai.
Ficar por dentro da tábua de marés também é importante no planejamento da viagem, assim você consegue saber quando verá as piscinas naturais e quando as águas estarão mais agitadas. Consulte aqui.
Todas as praias mencionadas acima estão conectadas pela Avenida Beira Mar (BR-367). Saindo de carro do aeroporto, basta seguir para o final da via em direção à Avenida do Descobrimento e, depois, ir até a Beira Mar. Você pode fazer esse trajeto de Uber, táxi ou alugar um carro.
O transporte por carros de aplicativo costuma ser mais barato que de táxi, mas em dias de grande movimento, pode não ser tão fácil chamar um Uber na volta da praia.
O transporte público é outra opção para ir de uma praia a outra, há vários ônibus que percorrem a orla. A linha Porto Seguro/Santa Cruz de Cabrália via Praias liga o centro da cidade até Santa Cruz de Cabrália com paradas nas principais praias. A tarifa custa R$ 5,75. Caso você opte por um ônibus municipal que vá até o final de Taperapuã, a passagem é R$ 4,50.
Leia tudo sobre a Bahia
Busque hotel e resort em Porto Seguro
Encontre os melhores voos para Porto Seguro
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Leia também no
Abril Comunicações S.A., CNPJ 44.597.052/0001-62 – Todos os direitos reservados.