(77) 99983-1339

contato@cristalfm.com.br

Oliveira dos Brejinhos

OUÇA

VEJA

'Elon Musk brasileiro' quer brigar com BYD pela fábrica da Ford na Bahia – Autoesporte

 'Elon Musk brasileiro' quer brigar com BYD pela fábrica da Ford na Bahia – Autoesporte
#Compartilhe


A Lecar, empresa brasileira que ficou conhecida por apresentar um projeto de carro elétrico inspirado na Tesla, pode entrar no caminho da BYD. Isso porque a fabricante gaúcha, cujo dono se autodenomina "Elon Musk brasileiro" demonstrou interesse em assumir a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

Quem é o "Elon Musk brasileiro"? Autoesporte conta a história

Segundo a Lecar, há um aviso de chamamento público vigente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado permitindo que terceiros demonstrem interesse em assumir o terreno e as instalações que foram da Ford, mas retornaram ao governo do estado.
"Não iremos nos manifestar sobre esse tema, nossa recomendação é que entrem em contato com o Governo da Bahia para entender o processo."
Autoesporte procurou o Governo da Bahia, que ainda não respondeu.

Entenda o caso

O terreno foi vendido para o governo da Bahia, tendo a chinesa BYD manifestado interesse em desenvolver sua atividade na área através do Processo Administrativo n°015.4020.2023.0003718-24. Este documento foi publicado no dia 30 de janeiro e, segundo o registro, os interessados poderão enviar propostas em um prezo de 30 dias, portanto, está válido o dia 1º de março.
E a Lecar também protocolou uma manifestação de interesse em adquirir a área. A empresa, que tem sede administrativa em São Paulo, está criando sua primeira fábrica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para produção do Model 459, pretende estabelecer em Camaçari a montagem de seu segundo veículo, um carro elétrico na faiza dos R$ 100 mil e 300 km de autonomia.
Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, esteve pessoalmente no local, onde avaliou a qualidade dos equipamentos e de todo o ecossistema no entorno. “Trata-se de uma área nobre, a apenas 25 km de Salvador, 35 minutos do aeroporto, em um polo industrial maduro e desenvolvido com vários fornecedores automobilísticos. Todo esse potencial precisa continuar gerando riquezas para o nosso país”, pontua o empresário que ainda disse que todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação.
Após protocolar o interesse na compra da fábrica junto ao governo da Bahia, a Lecar aguarda a conclusão do processo, que está no prazo de manifestação pública. “Iremos contratar fornecedores locais e priorizar a contratação dos ex-funcionários da Ford, valorizando a mão de obra da região. Nosso compromisso é recuperar as demissões causadas pelo fechamento da fábrica, gerando emprego e renda prioritariamente aos baianos”, finaliza.
Confira abaixo o pronunciamento oficial da Lecar:
NOTA À IMPRENSA – LECAR
A empresa Lecar encaminhou e-mail nesta quarta-feira (28) à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), em que afirma ter interesse na área da antiga Ford junto ao Estado da Bahia. Por intermédio do mesmo canal, a SDE orientou a empresa sobre como proceder, de acordo com as regras do processo legal de concorrência pública em curso.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Derivada da nova Ranger, segunda geração da picape não será vendida por aqui; primeira geração terá um facelift ainda em 2024
Subsidiária brasileira assume controle de importações a partir deste mês
Desde que Rubens Barrichello subiu ao topo do pódio em setembro de 2009, nenhum brasileiro venceu uma prova
Apesar do Carnaval, mês teve 154 mil emplacamentos, resultado quase 30% superior ao do mesmo período do ano anterior
Rosberg e Bottas também estão na lista do Mercedes-AMG One, que tem mais de 1.000 cv e custa R$ 13,5 milhões
Marca divulga fotos de unidade da nova geração do muscle no porto de Vitória (ES) e promete lançamento ainda este ano
OLX e Fenauto divulgam índice que cruza vendas com buscas na internet; confira os detalhes
Grupo brasileiro quer criar montadora própria de veículos, em paralelo às associações que tem com Chery e Hyundai
Versão N-Line acompanha facelift apresentado em janeiro; lançamento no Brasil deve ser em 2025
Com o aumento nas vendas, começam a surgir relatos de clientes que esperaram até três meses para os componentes serem entregues
© 1996 – 2024. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

source