Estátua de Daniel Alves será retirada na Bahia; entenda – No Ataque
A estátua de Daniel Alves em Juazeiro, no interior da Bahia, será retirada da cidade. O Ministério Público do estado recomendou a remoção à prefeitura do município, que afirmou nessa quinta-feira (25/4) que acatará o pedido.
A medida do MP é amparada na legislação que proíbe homenagem a pessoa viva feita com bem público. A prefeitura informou que vai retirar nos próximos dias a homenagem a Daniel Alves, que nasceu e cresceu na cidade. O prazo para cumprir a recomendação é de 30 dias.
“A administração municipal encaminhou ao MP cópia do Processo Administrativo nº 295/2019, do Pregão nº 137/2019 e os processos de pagamento referentes à aquisição da estátua de Daniel Alves, que atestam que se trata de bem público adquirido com recursos públicos, sendo que não é permitido homenagear pessoa viva com bem público”, diz o pedido da promotora de Justiça Daniela Baqueiro.
A estátua de Daniel Alves em Juazeiro foi inaugurada em 2020. Neste ano, a homenagem ao juazeirense foi vandalizada em algumas oportunidades.
Condenado na Espanha por estupro, Daniel Alves está em liberdade provisória há cerca de um mês.
Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão. Ele foi considerado culpado pelo crime de estupro, contra uma jovem de 24 anos, em Barcelona, em dezembro de 2022.
No entanto, pouco após o julgamento, ganhou liberdade condicional mediante a pagamento de 1 milhão de euros (R$ 5,6 milhões).
Além do dinheiro, o jogador terá de cumprir uma série de exigências, como se apresentar à Justiça semanalmente, não deixar a Espanha e não se aproximar ou fazer contato com a vítima.