O que se sabe sobre o naufrágio na Bahia que deixou 8 mortos – CartaCapital
Menu
Seis pessoas ficaram feridas após um barco virar na Baía de Todos-os-Santos
Oito pessoas morreram e seis ficaram feridas após um barco virar na Baía de Todos-os-Santos, na noite do domingo 21, durante a travessia entre a Ilha de Maria Guarda e a cidade de Madre de Deus, na região Metropolitana de Salvador.
De acordo com a Marinha, o barco realizava transporte irregular de passageiros quando naufragou.
Entre as vítimas estão cinco adultos, duas crianças e uma adolescente:
Ainda há buscas por dois desaparecidos. Não há informações sobre o número de pessoas que estavam na embarcação.
Entre as irregularidades encontradas pela Marinha está o fato de que o barco era exclusivo para atividade de esporte e não poderia ser usado para fins comerciais.
“Cabe ainda informar que a embarcação é inscrita na Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) na classe ‘saveiro’, para emprego exclusivamente na atividade de esporte e/ou recreio”, diz a Força, em nota.
Outra suspeita, segundo relatos dos sobreviventes, é que uma briga dentro do barco motivada por um pagamento de 10 reais pela travessia teria gerado desequilíbrio e levado ao acidente.
A Marinha instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e as circunstâncias do episódio.
A Polícia Civil também investiga se houve excesso de passageiros e busca imagens de câmeras. A corporação já identificou o condutor da embarcação, que será ouvido, assim como testemunhas.
As seis pessoas feridas foram levadas para o Hospital Municipal de Madre Deus. Duas já tiveram alta e quatro — duas crianças, uma mulher adulta e uma idosa — foram transferidas a UTIs de hospitais em Salvador e em Lauro de Freitas.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), prestou solidariedade às vítimas e disse que os órgãos de segurança trabalham para encontrar os desaparecidos.
“Estou acompanhando as tratativas com a Secretaria estadual da Saúde, da Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e o prefeito Dailton Filho”, escreveu o petista nas redes sociais. “Não mediremos esforços para dar todo o apoio e suporte às famílias.”
O prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho (PSB), anunciou que uma força-tarefa atua nas buscas pelos desaparecidos, com equipes dos Bombeiros, das polícias Militar e Civil, do Samu e da Assistência Social.
CartaCapital
Há 29 anos, a principal referência em jornalismo progressista no Brasil.
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.
Desenvolvido por OKN Technology Agency