(77) 99983-1339

contato@cristalfm.com.br

Oliveira dos Brejinhos

OUÇA

VEJA

Petrobras quer retomar operação de refinaria na Bahia no 1º semestre – Poder360

 Petrobras quer retomar operação de refinaria na Bahia no 1º semestre – Poder360
#Compartilhe

Instalação foi vendida em 2021 ao grupo Mubadala; estatal e fundo árabe costuram acordo para reaver influência brasileira
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta 3ª feira (13.fev.2024) que a estatal deve concluir as negociações com o fundo árabe Mubadala Capital para retomar participação acionária na refinaria de Mataripe (BA) no 1º semestre de 2024. A instalação é um antigo ativo da Petrobras e foi vendida ao fundo em novembro de 2021, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Acertamos que nossas equipes intensificarão os trabalhos logo após a volta dos feriados de Carnaval com vistas a finalizar a nova configuração societária e operacional ainda neste primeiro semestre de 2024. Demais detalhes e andamentos atuais serão mantidos sob confidencialidade até a finalização do processo”, disse Prates no X (antigo Twitter).
Segundo o presidente da estatal, as partes estão conversando sobre uma volta da influência da Petrobras na refinaria há meses. Em janeiro, a companhia informou ao mercado que recebeu uma proposta da Mubadala para uma parceria no refino da Bahia.
A contrapartida para um retorno da Petrobras à refinaria deve ser uma composição para auxiliar os investimentos do fundo árabe no setor de bicombustíveis no Brasil.

A Mubadala está localizada nos Emirados Árabes Unidos. Controla duas refinarias em território baiano: 
Apesar do tom ameno da postagem, a atual gestão da Petrobras é crítica à privatização da refinaria baiana. Em janeiro deste ano, a estatal abriu investigação administrativa para avaliar a venda do ativo.
A investigação foi aberta com base em um relatório da CGU (Controladoria Geral da União) que concluiu que a refinaria foi vendida por um preço abaixo do mercado. Leia a íntegra do relatório (PDF – 2 MB).
O fundo Mubadala pagou US$ 1,65 bilhão (R$ 8,03 bilhões pelo câmbio atual) pela refinaria. A empresa de investimentos de Abu Dhabi pertence à família real dos Emirados Árabes Unidos.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source